Vale a pena aprender HTML em 2021?

Independência na manutenção do seu projeto online, é bom separar um tempo e vai aprendendo HTML.

HTMLCriado quase junto com a internet comercial, o HTML continua sendo a base de tudo que você vê na internet. Documentos que usam a linguagem de marcação podem ser criados diretamente ou através de outras linguagens no lado do servidor, como PHP.

Mas no fundo, aquilo que você vê na sua tela ao visitar um site ainda é HTML. Essa página que você está lendo, “por baixo do capô”, é feita em HTML.

Todo ano milhares de pessoas entram no mundo do design web engatinhando e são bombardeados por softwares que geram HTML de forma automática. Mas apesar da ajuda que eles fornecem, será que vale a pena focar só neles?

R: depende.

Cenário:

Você resolveu criar seu site e para tal, apelou a um gerenciador de conteúdo como WordPress, Wix ou Blogger. Tudo funciona muito bem. Um belo dia em que você precisa fazer algo simples: incluir um script no cabeçalho do site, mas só na página inicial.

O painel do gerenciador geralmente não oferece tal opção. Você precisa editar o código da página. E encontra isso:

editor

Ferrou

Ferrou, né?

Se você pulou o estudo de HTML, que é o básico, não terá noção de onde mexer sem estragar alguma outra coisa. E dependendo do que fizer errado, seu site pode ter um erro mínimo ou ficar inoperante.

Estudar HTML é o mais elementar, é como aprender a trocar pneus ou lavar seu próprio carro para não depender de terceiros o tempo todo. Se quiser um bom nível de independência na manutenção do seu projeto, trate de estudar um pouco de HTML. Caso contrário, tenha alguém de confiança para cuidar do seu site enquanto trabalha na produção de conteúdo – entendo que não é todo mundo que tem interesse em enfiar “a mão na graxa”.

Então todo o site é feito assim?

Tudo que você lê na tela na internet tem algum nível de HTML envolvido. Mesmo aqueles sites antigos em Flash dependiam de uma página-container em HTML.

Lembre-se: HTML não é uma linguagem de programação, mas de marcação. HTML não envolve lógica, nem lidar com dados exceto para formatação. Quando uma página é exibida em sua tela, o navegador fez a requisição de dados do servidor, onde eles podem estar armazenados já em HTML (não muito comum) ou gerados a partir de scripts em linguagens de programação como PHP, Javascript, ASP e outras.

Por onde começar?

Clique e veja nossas aulas no Youtube para sair do zero.

 

cesar

Me chamo Professor César Carvalho, tenho uma formação acadêmica em Sistema de Informação, especialidade técnica na área de segurança de dados e especialidade EAD em Pedagogia. Especialista em programação, banco de dados, rede e marketing digital. Experiência profissional a mais de 25 anos, professor a mais de 2 anos no ensino privado. "O conhecimento tem que ser Compartilhado"

Deixe um comentário