O professor pode ajudar na rotina do aluno?

Cada dia uma experiência nova e surpreendente.

Tenho uma experiência de anos na área da tecnologia em segurança de redes em empresas, quando vim para área pedagógica tive uma oportunidade excelente para conectar meu conhecimento a ação de compartilhar e ajudar outras pessoas de forma mais direta.

Como gosto muito de colaborar com tudo que sei, tive ali a oportunidade de ajudar a nossa sociedade tão dependente de bons alunos e consequentemente bons profissionais e pessoas para um futuro promissor.

Cada dia que entro em sala, tanto presencial ou virtual, nunca é igual, somos sempre surpreendido as vezes de forma simples e na sua grande maioria surpreendente. Na escola que ministro minhas aulas de Tecnologias Educativas sempre trago ferramentas digitais para nossos alunos usarem a tecnologia de forma produtiva, para que possa fazer sentido para ele, e entender que o mercado e a sociedade podem usar o seu conhecimento para uma solução a parti da necessidade.

Nesta semana começamos a trabalhar um assunto muito importante, “Mapa Mental“, conversamos sobre as rotinas do dia dia, onde nós adultos conhecemos como poucos. Agora imagina as crianças, e quando falo crianças me refiro as idade de 7 a 17 anos.

Quando eu era desta idade, só não lembro exatamente qual, uma pessoas falou a seguinte a frase, “você só estuda“, detalhando que como só estudava não tinha tanta responsabilidade.

Bom, claro que na época não tive argumentos para tentar contra tacar de maneira saudável e respeitosamente. Hoje com mais experiência e pai, e sendo professor de uma Educação 4.0 e caminhando para 5.0 vejo que a quantidade de informações que temos acesso é tão vasto que se não organizado, podemos ter uma SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado ).

Imagina estudar matemática, português, geografia e as outras disciplinas que já conhecemos, tudo de uma vez, ai entra a organização, estudar antecipadamente, mas nós temos esse visão, trás isso para quando você tinha 10 a 16 anos, será que alguém te orientou? Refletimos.

alunoVoltando ao contexto do artigo, o aluno do 6º ano, fundamental II, pediu minha atenção e de todos na sala, e fez a seguinte pergunta: “professor, quantas horas o senhor me aconselha a tirar para estudar mais um pouco depois das minhas atividades ?“.

Nossa fiquei tão surpreso positivamente que o responde tão feliz e claro já usei a resposta para turma inteira, mas aquele momento fez a minha semana está ganha.

Conselhos assim dou para minhas filhas sempre, e fico feliz quando isso consegue externa para outras famílias, isso não tem preço. Ser professor é uma das profissões divinas, obrigado Deus!

mapa mentalDestacando a ferramenta digital trabalhada em sala, foi o Coggle.It, uma plataforma que te oferece de maneira gratuita e paga oportunidade para criar mapas mentais e organizar, uma ideia, uma rotina, ou qualquer metodologia ativa. Deixarei aqui abaixo o link para baixar um pequeno e-book que fiz para quem quiser aprender e usar em sala ou na sua vida.

E-BOOK GRATUITO

Espero ter conseguido compartilhar uma experiência em sala e na vida.

Até a próxima….

cesar

Me chamo Professor César Carvalho, tenho uma formação acadêmica em Sistema de Informação, especialidade técnica na área de segurança de dados e especialidade EAD em Pedagogia. Especialista em programação, banco de dados, rede e marketing digital. Experiência profissional a mais de 25 anos, professor a mais de 2 anos no ensino privado. "O conhecimento tem que ser Compartilhado"

Deixe um comentário