Google Drive recebe novo limite de arquivos na nuvem sem aviso.

  • Categoria do post:Dicas

Google Drive implementou um novo limite no número de arquivos armazenados nas contas, independentemente da quantidade de espaço disponível ou plano. Os usuários agora estão limitados a um total de 5 milhões de itens criados, incluindo pastas e documentos.

A mudança foi confirmada por um porta-voz do Google Workspace. O representante alegou que a limitação foi estabelecida para manter o forte desempenho e a confiabilidade do serviço em nuvem, que em 2021 fez cortes no armazenamento do Google Fotos.

O Google ressaltou que a mudança afetou apenas um pequeno número de usuários. A companhia também fez a recomendação que as pessoas excluam alguns arquivos caso passem do limite estipulado para o Google Drive — para um usuário comum, no entanto, isso é bem difícil.

Usuários relatam problemas

Segundo relatos no Reddit, a implementação repentina causou transtornos para algumas pessoas, principalmente aquelas que possuem uma infinidade de coisas armazenadas. Algumas empresas também foram criticamente impactadas pela mudança, gerando grandes interrupções em suas operações diárias. Alguns também reclamaram da falta de orientação e relataram problemas com a criação de novas pastas, mesmo com contagens de itens mais baixas.

No Brasil, o Google One pode ser assinado para garantir até 2 TB de armazenamento, mas os planos não mencionam limitação de upload de arquivos. O concorrente OneDrive, da Microsoft, possui um limite de 50 mil itens por pasta, enquanto o Dropbox afirma que, em seu caso, isso não exista.

O grande problema é que, independentemente do plano que um usuário do Google assina, o limite de 5 milhões também se aplica, mesmo com armazenamento sobrando. Aqueles que possuem vários arquivos pequenos provavelmente atingirão a limitação de quantidade de armazenamento mais cedo, e podem estar pagando por mais espaço do que o necessário.

cesar

Me chamo Professor César Carvalho, tenho uma formação acadêmica em Sistema de Informação, especialidade técnica na área de segurança de dados e especialidade EAD em Pedagogia. Especialista em programação, banco de dados, rede e marketing digital. Experiência profissional a mais de 25 anos, professor a mais de 2 anos no ensino privado. "O conhecimento tem que ser Compartilhado"

Deixe um comentário