Ao adotar uma cultura de DevOps em conjunto com as práticas e ferramentas de DevOps, as equipes ganham a capacidade de responder melhor às necessidades dos clientes.
Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes. O que o DevOps significa para as equipes? O DevOps permite que funções anteriormente isoladas – desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança – atuem de forma coordenada e colaborativa para gerar produtos melhores e mais confiáveis. Ao adotar uma cultura de DevOps em conjunto com as práticas e ferramentas de DevOps, as equipes ganham a capacidade de responder melhor às necessidades dos clientes, aumentar a confiança nos aplicativos que constroem e cumprir as metas empresariais mais rapidamente.
Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade.
Os benefícios de DevOps
Equipes que adotam a cultura, as práticas e as ferramentas de DevOps apresentam alto desempenho, criando produtos melhores, com mais rapidez, para maior satisfação do cliente. Esse aumento na colaboração e na produtividade também é essencial para cumprir metas empresariais como as seguintes:
- Aceleração do tempo até a comercialização
- Adaptação ao mercado e à concorrência
- Manter a estabilidade e a confiabilidade do sistema
- Melhorar o tempo médio para recuperação
DevOps e o ciclo de vida do aplicativo
O DevOps influencia o ciclo de vida do aplicativo em todas as fases do planejamento, do desenvolvimento, da entrega e da operação. Cada fase depende das demais e elas não são específicas da função. Em uma verdadeira cultura de DevOps, cada função está envolvida de alguma forma em cada fase.
Plano
Na fase de planejamento, as equipes de DevOps idealizam, definem e descrevem os recursos e as funcionalidades dos aplicativos e sistemas que estão construindo. Elas acompanham o progresso em níveis altos e baixos de granularidade – desde tarefas de produto único até tarefas que abrangem portfólios de vários produtos. Criar lista de pendências, acompanhar bugs, gerenciar o desenvolvimento de software Agile com o Scrum, usar quadros Kanban e visualizar o progresso com dashboards são algumas das maneiras pelas quais as equipes de DevOps planejam com agilidade e visibilidade.
Desenvolver
A fase de desenvolvimento inclui todos os aspectos da codificação – gravação, teste, revisão e integração do código pelos membros da equipe – bem como a compilação do código em artefatos de compilação, que podem ser implementados em vários ambientes. As equipes de DevOps buscam inovar rapidamente sem sacrificar a qualidade, a estabilidade e a produtividade. Para fazer isso, elas usam ferramentas altamente produtivas, automatizam etapas elementares e manuais e iteram em pequenos incrementos por meio de testes automatizados e integração contínua.
Fornecimento
A entrega é o processo de implantação de aplicativos nos ambientes de produção de maneira consistente e confiável. A fase de entrega também inclui a implantação e a configuração da infraestrutura fundamental totalmente governada que compõe esses ambientes.
Na fase de entrega, as equipes definem um processo de gerenciamento de versão com estágios claros de aprovação manual. Elas também definem portões automatizados que movem os aplicativos entre os estágios, até que sejam disponibilizados aos clientes. A automação desses processos os torna escalonáveis, repetíveis e controlados. Dessa forma, as equipes que praticam o DevOps com frequência podem atuar e entregar com facilidade, confiança e tranquilidade.
Operar
A fase de operação envolve manter, monitorar e solucionar problemas de aplicativos em ambientes de produção. Ao adotar as práticas de DevOps, as equipes trabalham para garantir a confiabilidade do sistema, a alta disponibilidade e o objetivo de tempo de inatividade igual a zero, reforçando a segurança e a governança. As equipes de DevOps buscam identificar os problemas antes que eles afetem a experiência do cliente e mitigar os problemas rapidamente quando ocorrem. Manter esse nível de vigilância requer telemetria avançada, alertas acionáveis e visibilidade total sobre os aplicativos e o sistema subjacente.
Cultura de DevOps
Embora a adoção de práticas de DevOps automatize e otimize processos por meio da tecnologia, tudo começa com a cultura dentro da organização – e com as pessoas que fazem parte dela. O desafio de cultivar uma cultura de DevOps exige mudanças profundas na maneira como as pessoas trabalham e colaboram. Mas quando se comprometem com a cultura de DevOps, as organizações podem criar o ambiente ideal para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.