TikTok vai pagar direitos autorais de músicas no Brasil

  • Categoria do post:Dicas

O TikTok vai começar a pagar os direitos autorais das músicas reproduzidas na plataforma, inseridas em vídeos compartilhados por meio do app no Brasil.

O pagamento foi garantido após um acordo assinado no final de julho entre a empresa chinesa e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Trabalhar de Home Office, veja como.

Responsável por arrecadar e distribuir os direitos autorais das músicas aos seus autores, a instituição comemorou a parceria. “Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

ecad

Já de acordo com o diretor de Licenciamento Musical e Parcerias do TikTok para a América Latina José María Escriña, o contrato permitirá enriquecer a experiência dos usuários e dos criadores, ajudando-os a espalhar sua música em canais ilimitados. “Estamos animados para oferecer este fantástico conteúdo musical para nossos creators”, comentou.

A nova fonte de renda para compositores, artistas e editoras musicais incluirá também o pagamento retroativo pelo uso das canções no app de vídeos, informa a companhia sediada na China. As partes envolvidas no negócio não divulgaram informações referentes aos valores.

Parceria com outras plataformas digitais

Em 2020, o Ecad arrecadou mais de R$ 900 milhões em pagamentos de direitos, dos quais R$ 180 milhões tiveram origem nas redes sociais e serviços de streaming. Segundo a CNN, esse número representa um crescimento de 40% em comparação com os valores obtidos pela entidade nos meios digitais em 2019.

Atualmente, cerca de 40 plataformas digitais no Brasil possuem acordo com o órgão, entre os quais o Facebook e o Spotify. A primeira grande plataforma a firmar parceria do tipo foi o YouTube, em 2018, que repassa os valores com base na quantidade de visualizações dos conteúdos.

cesar

Me chamo Professor César Carvalho, tenho uma formação acadêmica em Sistema de Informação, especialidade técnica na área de segurança de dados e especialidade EAD em Pedagogia. Especialista em programação, banco de dados, rede e marketing digital. Experiência profissional a mais de 25 anos, professor a mais de 2 anos no ensino privado. "O conhecimento tem que ser Compartilhado"

Deixe um comentário