Conceitos básicos obrigatórios para desenvolvedores e programadores. Aumente seu conhecimento de forma correta.

  • Categoria do post:Programação

Para os iniciantes e até aqueles que ainda estão confusos por onde e como começar na carreira de tecnologias de desenvolvimento, existe 3 conhecimentos básico que é obrigatório para todos.

Codando (digitando código raiz) ou com ferramentas Nocode ou Lowcode, existe 3 conhecimentos básico que é obrigatório para todos.

Lógica de Programação – Estrutura de Dados – Modelagem de Dados

Vamos aqui mostrar o conceito e alguns exemplos para dar aquela ajuda aos perdidos ou iniciantes.

Lógica de Programação:

É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Estes pensamentos, podem ser descritos como uma sequência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa. Sequência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

Lógica de programação

Estrutura de Dados

Assim como os algoritmos, a estrutura de dados é fundamental para a linguagem de programação. Ela é definida por um conjunto de dados armazenados na memória de um equipamento como um computador, por exemplo. Esses dados precisam funcionar de modo eficiente e fazer sentido.

Essa organização eficiente é o que oferece uma melhor manipulação dos dados armazenados. Na prática, isso pode otimizar processos e operações.

Para entender melhor você pode ainda separar as duas palavras que formam “estrutura de dados”. Como “estrutura” entenda-se um elemento estrutural responsável por transportar consigo informações internas em um software. Já por “dados” entenda-se como um elemento que possui um valor e tem utilização para resolver problemas computacionais.

Aplicação
A maneira como uma estrutura de dados é utilizadas é sempre uma das maiores dúvidas. É importante salientar que elas costumam ter uso mais recorrente em aplicações de nível baixo.

Para realizar uma estrutura de dados é necessário conhecer algumas operações básicas:

  • Como um inserir um novo item;
  • Como excluir um item já existente;
  • Pesquisas e localizar determinado elemento;
  • Classificar os itens em ordem, seja numérica, alfabética ou outra.

Editores de textos são um dos exemplos mais conhecidos da aplicação de estrutura de dados. Em muitos softwares, é essa estrutura que dá a base para o restante de toda a programação.

Assim, percebe-se que a estrutura de dados pode ser simples, mas permite ações complexas e capazes de transformar a funcionalidade de um sistema inteiro.

Modelagem de Dados

Modelagem de banco de dados é o processo de levantamento, análise, categorização e exploração de todos os dados e tipos de informações que irão sustentar uma aplicação. Esta é uma etapa primordial no trabalho do desenvolvimento de sistemas, porque todo software é criado com determinados objetivos, para atender às necessidades dos usuários dentro deste cenário.

modelagem de dados

 

Por que a modelagem de dados é importante?

Atualmente, as organizações coletam grandes quantidades de dados de várias fontes diferentes. No entanto, dados brutos não são suficientes. Você precisa analisar os dados para obter insights acionáveis que possam orientar na tomada de decisões comerciais lucrativas. Uma análise precisa de dados exige coleta, armazenamento e processamento de dados eficientes. Existem várias tecnologias de banco de dados e ferramentas de processamento de dados, e diferentes conjuntos de dados exigem ferramentas distintas para uma análise eficiente.

A modelagem de dados dá a você a chance de entender seus dados e fazer as escolhas tecnológicas certas para armazenar e gerenciar esses dados. Da mesma forma que um arquiteto projeta um esquema antes de construir uma casa, as partes interessadas da empresa projetam um modelo de dados antes de desenvolver soluções de banco de dados para suas organizações.

A modelagem de dados traz os seguintes benefícios:

  • Reduz erros no desenvolvimento de softwares de banco de dados
  • Facilita a velocidade e a eficiência da concepção e criação do banco de dados
  • Cria consistência na documentação de dados e na concepção do sistema em toda a organização
  • Facilita a comunicação entre engenheiros de dados e equipes de business intelligence.

cesar

Me chamo Professor César Carvalho, tenho uma formação acadêmica em Sistema de Informação, especialidade técnica na área de segurança de dados e especialidade EAD em Pedagogia. Especialista em programação, banco de dados, rede e marketing digital. Experiência profissional a mais de 25 anos, professor a mais de 2 anos no ensino privado. "O conhecimento tem que ser Compartilhado"

Deixe um comentário