O Futuro Pertence aos Criativos
As coisas estão mudando rápido no mundo. Sejamos sinceros, Imagine que você é dono de uma empresa de comunicação e precisa contratar uma pessoa para a equipe. Você precisa decidir entre duas opções:
01 – JOÃO: Com um diploma de faculdade de administração, um currículo impresso em papel couche dizendo que, apesar de nunca ter construído nada na vida, acabou de sair da faculdade disposto a aprender.
02 – PEDRO: Saiu do ensino médio e abriu um canal no youtube, aprendeu habilidades de comunicação, vendas, design e precisou desenvolver disciplina para ser produtivo. Tudo isso fez com que ele conseguisse uma base de 70 Mil seguidores no Youtube e 10k no Instagram.
Eu realmente preciso dizer qual dos dois tem mais chances de ser contratado? Acho que não.
Pouco a pouco as pessoas estão perdendo a confiança nos métodos tradicionais de educação enquanto recorrem aos criadores de conteúdo na internet para lhes ensinar as competências necessárias para o sucesso pessoal e profissional no mundo atual.
Em meio à inúmeros golpes de oportunistas na internet, os cursos online adquiriram uma má reputação, mas a verdade é que, o mundo está mudando cada vez mais rápido, e as pessoas que quiserem se manter relevantes e produtivas nesse cenário precisam de informações atualizadas e práticas que possam ser aplicadas na era da internet.
E, quer você goste disso ou não, uma educação tradicional desenhada para a era industrial não vai ser capaz de suprir essa demanda da forma que os cursos online são capazes de suprir.
Mas a boa notícia é que, a era dos oportunistas do mundo digital também está chegando ao fim. As pessoas estão se tornando cada vez mais bem instruídas, educadas e ESPERTAS na internet. Sabe toda aquela história de vender sonhos fingindo ser o que não é, esbanjando carros, casas e iates para tentar te vender cursinho de facebook ads travestido de ”A maior oportunidade da sua vida”?
Bom, isso está com os dias contados. O Futuro da educação na internet vai ser pautado em menos promessas vazias e mais soluções especializadas, e quem vai se beneficiar disso são os Criadores de VALOR.
Essa é uma nova carreira, ou melhor, um novo caminho de vida que eu descobri nos últimos anos, e que venho introduzindo nas entrelinhas dos meus conteúdos.
É um caminho destinado aos curiosos, que valorizam a independência, o auto-desenvolvimento e a liberdade.
Os criadores de valor são aqueles que:
Ganham dinheiro usando sua mente, não o seu tempo
Pesquisam sobre seus interesses genuínos e compartilham seus aprendizados através de seu conteúdo
São muito bem pagos pelo seu conhecimento e experiências agregados em formato de: Cursos Online, Consultorias, Serviços Freelancing ou até mesmo produtos físicos.
Enxergam seu conteúdo como a documentação de seus pensamentos, valores e mensagens que perpetuam sua obra de vida neste mundo (em vez de postar memes ou criar 5 diquinhas rápidas para XYZ)
Essas pessoas se dedicam a buscar seus interesses, experimentam os aprendizados em sua própria vida e transformam essa experiência em forma de conteúdo na internet.
Eles não precisam ser especialistas em nada, não precisam fingir ser quem não são, não precisam nem mesmo de experiência prévia. Tudo o que eles precisam é documentar sua jornada de descoberta em direção ao que os gera curiosidade no mundo. Naturalmente eles atraem pessoas que se identificam com os mesmos interesses e isso rapidamente começa a se tornar um negócio lucrativo.
Aqui está o que você precisa fazer para começar essa jornada:
01) Escolha uma Obsessão
Adote a mentalidade de um explorador. Eu não posso te indicar uma obsessão, isso é algo que precisa surgir do seu âmago. Cada um tem interesses e aspirações únicos no mundo, e é exatamente por isso que os Criadores de Valor são tão bem pagos pelo seu serviço, porque ninguém mais no planeta tem a possibilidade de explorar, interpretar, e comunicar sobre um determinado tema com a mesma perspectiva que você.
Se você precisa de um ponto de partida:
Veja o histórico do seu navegador
Veja os últimos vídeos que você assistiu
Veja os últimos livros que leu
Olhe para sua vida e veja em que área você tem buscado se desenvolver
02) Mergulhe no Assunto
Consuma tudo o que puder sobre aquele assunto. Passe 2 dias ouvindo, assistindo, lendo e investigando tudo o que puder sob todos os possíveis ângulos. Faça isso inicialmente de forma passiva e se livre daquilo que não for útil.
03) Tome Notas e Crie
Agora que você tem o material, consuma tudo de novo, mas dessa vez anote frases, pensamentos, pontos importantes de cada um dos conteúdos, escreva o máximo de ideias que puder, mesmo que elas sejam desconexas.
Com as anotações em mãos seu cérebro vai automaticamente fazer o trabalho de conectar os pontos. Basta revisar o que escreveu e sintetizar um raciocínio que faça sentido em um roteiro com início, meio e fim.
Cada vez que você fizer isso vai ficar mais fácil. Na verdade, nunca vai ser difícil, já que você estará sempre aprendendo sobre seus interesses genuínos, vai ser prazeroso criar conteúdo.
Publicando 1x por semana, Naturalmente você vai atrair pessoas alinhadas com seus interesses. Pode levar um tempo, mas certamente você vai reunir pessoas dispostas a te remunerar pelas suas ideias.
Por mais desafiador que pareça, comece, não espere, faça o melhor que puder com as ferramentas que tem em mãos.