Armazenamento na Nuvem – vai além de um pen-drive online!

O que é Nuvem? Muitos que não conhecem essa ferramenta de armazenamento online podem dizer que são as nuvens do céu.

Mas tem algo haver, ou é só o nome? Na verdade é mais a forma de falar, pois, não necessariamente os dados arquivados na Nuvem ficam em nuvens.

Mas o que é Nuvem? Para que serve? Por que é importante? Vamos por etapas:

O que é Nuvem?

Nuvem e uma forma de armazenamento online, ou seja, ficará sempre disponível assim que você precisar. Pode-se armazenar vídeos, fotos, documentos, links, arquivos, entre muitas outras coisas que você tem acesso no computador, tablet e celular.

Ferramentas dentro do sistema de armazenamento em Nuvem:

Acesso offline, compartilhamento, upload de arquivos, criação de pastas… Tudo isso pode ser utilizado na Nuvem. Vamos usar como exemplo o Google Drive, que se você não sabe é uma ferramenta de armazenamento em Nuvem.

Aqui estão algumas ferramentas do Google Drive:

Meu Drive: Basicamente onde ficam todos os arquivos que estão em seu Drive, aqui você também pode criar pastas para separar tudo e deixar a interface muito mais limpa e prática!

Compartilhados Comigo: Além de conseguir receber coisas que compartilharam com você também é possível compartilhar algo de seu Drive com outras pessoas, há a forma de compartilhamento privado, onde apenas os e-mails que você escolheu podem ter acesso ao arquivo, e a forma de compartilhamento público, onde todos que possuem o link podem acessar.

Recentes: Como o nome já diz, são todos os arquivos que você abriu e/ou modificou recentemente.

Com estrela: Se há arquivos bem mais importantes e que você precisa achar com facilidade, além de conseguir colocá-los em pastas você pode favoritá-los. Nessa ferramenta aparecem apenas arquivos favoritados.

Lixeira: Os arquivos que você deleta não são imediatamente apagados, eles são movidos para a lixeira, onde você pode recuperá-los caso tenha se enganado e apagado algo importante, ou pode removê-los de vez do seu Drive (arquivos removidos para sempre não voltam mais, como o nome já diz).

Para que serve a Nuvem?

Digamos que você precisa fazer um trabalho mas está sem tempo de fazê-lo todo de uma vez. Em sua corrida rotina você pode simplesmente abrir o seu documento que está armazenado na Nuvem e continuar de onde parou! Ou talvez possa compartilhá-lo com seus colegas de grupo para que cada um faça uma parte sem nem mesmo precisar se reunirem. A Nuvem serve com uma espécie de pen-drive que não necessariamente é material e que não precisa ser levado de um lugar para o outro.

Por que é importante?

Quando você precisa apresentar um trabalho e acaba esquecendo seu pen-drive é bem chato né? Ou talvez digamos que seu chefe precise que você faça um formulário e entregue para ele, você não precisa colocar o arquivo em um pen-drive ou então levar seu computador para o seu chefe ver, você pode compartilhar o arquivo com ele, assim ele receberia todas as atualizações feitas, além de conseguir editá-lo juntamente com você! Vivemos em um mundo extremamente agitado e a rotina das pessoas tem se tornado cada vez mais apertadas, esquecimento faz parte de um dia a dia tão agitado e praticidade é o que as pessoas mais querem. O sistema de armazenamento em Nuvem foi criado exatamente para isso e muitas outras funções, veja só: imagine que você tirou muitas fotos na sua viagem e agora seu celular está lotado, não há como passar essas fotos para o computador no momento, e agora? O que você faz?

A ferramenta Google fotos foi criada para isso! Há como ocupar até 15 gigabytes de seu armazenamento sem ocupar nem um giga de seu celular! Há como possuir mais espaço na Nuvem? Tem como sim, mas aí já estamos falando de uma assinatura mensal em que você teria que pagar por isso extra (nada além da normalidade, não se preocupe).

Viu como há ferramentas práticas que facilitam nosso dia a dia? A tecnologia vem evoluindo a cada dia e cada vez mais coisas que antes precisavam de um grande trabalho agora podem ser mais práticas!